Projeto Conviver



Funcionamento da Instituição

O Projeto Conviver é uma instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Camaçari, com o objetivo de oferecer atividades aos idosos. Essas atividades variam entre palestras, danças, acompanhamento com nutricionistas, passeios, cursos de qualificações e assistência social. Todas voltadas a oferecer lazer ao idoso.
            
A instituição foi fundada em 1988 em um espaço próprio da Prefeitura Municipal, órgão único que apoia a instituição. Espaço este localizado próximo ao cemitério Jardim da Eternidade, localizado na Gleba H. Em junho de 2007, foi inaugurada uma nova sede, no Centro, ocorrendo assim à transferência do Projeto para este novo espaço, que é alugado pela prefeitura. O motivo desta mudança (já que pode parecer estranho sair de um espaço próprio para um espaço alugado) foi o crescimento exponencial de idosos cadastrados no Projeto Conviver, o que tornou inviável o atendimento a uma grande quantidade num espaço pequeno. Outro motivo era à distância da instituição para o centro da cidade, o que era uma reclamação de muitos envolvidos.
            
O objetivo da criação do Projeto está relacionado ao Estatuto do Idoso, onde é, por lei, obrigado que a prefeitura crie projetos para oferecer atividades ocupacionais a idosos relacionadas ao lazer para os mesmos. Juntamente com isso, os idosos recebem um auxílio financeiro através do BPC – Benefício da Prestação Continuada. O Projeto segue o que é descrito pelo Estatuto do Idoso, onde temos: “Habitação: é obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.”. A única observação a ser feita é que a taxa não é de 3%, por ser uma instituição totalmente voltada a essa faixa etária.
            
O único critério para poder participar da instituição é ter idade a partir 60 anos (nascido a partir de 1950). Hoje, a instituição atende cerca de 500 idosos que participam das atividades oferecidas terças e sextas-feiras, tempo de frequência para a realização das atividades. Para realizar doações ao Projeto Conviver, é preciso ter aval da Prefeitura, já que este é controlado pelo poder local.

Documentação para se inserir na instituição

O Projeto Conviver se organiza em três fichas de acesso à instituição: a de cadastro, a de recadastramento e o questionário de saúde e nutrição.
            
Primeiramente, a ficha de cadastro é composta por informações simples, como ‘Nome Completo’, ‘Endereço’ e outros dados de identificação. Neste mesmo formulário, são pedidas informações sobre o perfil familiar do idoso, bem como as condições de vida em que os mesmos estão inseridos. E por fim, algumas opiniões sobre a própria instituição.
           
O próximo formulário é o de recadastramento, apenas usado para aqueles idosos que já frequentaram a instituição, pararam de frequentar por um tempo e terminaram voltando a participar das atividades oferecidas. Nesta ficha, são pedidas informações básicas do idoso (‘Nome Completo’, ‘Telefone’, entre outros), em menor quantidade equiparada ao formulário de cadastro.
            
E por último, o questionário de saúde e nutrição. Este formulário é obrigatório nos dois casos anteriores. Assim que a ficha de cadastro é preenchida, o questionário deve ser também. O mesmo acontece quando a ficha de recadastramento é utilizada. O preenchimento deste questionário é de suma importância para que os responsáveis da instituição saibam o limite de cada frequentador e possua informações sobre a saúde do mesmo. E para isso, são pedidas informações atuais do estado de saúde, bem como se é fumante ou não, se apresenta tosse e outros (anexado a este documento).