Projeto ADA





O PROJETO ADA foi elaborado por uma parceria com o professor da disciplina de C#, Luiz Cláudio Machado dos Santos, com os discentes do 3º ano, do curso Técnico em Informática do Instituto Federal da Bahia – Campus Camaçari, com o objetivo de dar oportunidades a aqueles que precisam informatizar os seus serviços em busca de uma melhor organização na instituição, bem como ajudar e exercer o nosso papel diante à sociedade. É fazer a inserção das pessoas no mundo globalizado através da inclusão digital, que tanto se houve falar hoje em dia.

Esse projeto surgiu com o compromisso de beneficiar instituições não governamentais, as ditas ONGs, ou instituições, que prestam algum tipo de serviço à sociedade, sejam eles de qualquer categoria. Mas, para esse projeto entrar em prática, foram viabilizados alguns critérios, e o principal deles, consiste em favorecer uma instituição que não utilize os recursos tecnológicos para armazenar os dados de seus pacientes, suas crianças, dependendo de qual ramo a instituição segue.  

É importante ressaltar que esse projeto, não será um projeto singular que beneficie apenas uma única ONG, ou instituição. É composto por 06 subprojetos que atenderão diferentes instituições que, de alguma forma, realizem serviços à comunidade de Camaçari-BA, com o desenvolvimento de um sistema para armazenamento de dados. Porém, é importante salientar que a informática possui muitas formas de apoiar projetos desta categoria, não apenas com sistemas de armazenamento de dados, mas com objetos de aprendizagem, recursos tecnológicos para melhor organização do serviço da instituição, entre outras formas.
          
Diante este contexto, as intenções são as melhores possíveis. É exercer o nosso papel de cidadão, ajudando a quem necessita de ajuda para inserir o fornecimento de seus serviços no mundo globalizado atual. E, para isso, utilizaremos os recursos tecnológicos aprendidos durante os 05 semestres de curso estudados.
            
É importante deixar claro também que, as pessoas responsáveis pelo armazenamento de dados nas instituições, terão auxílio dos discentes que desenvolverão o sistema. Será um auxílio para que a aprendizagem de manuseio seja perfeitamente aprendida, já que não adianta desenvolvermos um sistema que não terá pessoas capacitadas para manuseá-lo.
            
É fundamental deixar claro que as responsabilidades do projeto estão voltadas aos discentes que estarão envolvidos, com a orientação do professor Luiz Cláudio.